quarta-feira, 9 de maio de 2007

7 dicas de sucesso para sites de pequenas empresas e profissionais liberais

Um site ruim é melhor do que não ter site nenhum, mas ter um bom site está ao alcance de todos.

Pequenas empresas, profissionais liberais e trabalhadores autônomos recorrem cada vez mais a pequenos websites que servem como propaganda e como referência para seus clientes.

Talvez você já tenha um site, ou talvez esteja pensando em providenciar um. Em qualquer um dos casos, as 7 dicas abaixo podem ajudá-lo a não desperdiçar esforço nem energia na hora de definir o projeto, ou atualizá-lo.

Eis o que sua página deve ter para ser um sucesso de conversões de visitantes em clientes:

  • Quem você é - Sua página inicial deve ter seu logotipo, seu nome, título - tudo em destaque. Se tiver uma informação relevante sobre o seu histórico ou portfolio, coloque em destaque também. Um subtítulo como “Fornecedor dos buffets do GP Brasil de Fórmula 1 desde 1984″ forma uma boa atmosfera.
  • O que você faz - o detalhamento pode vir no interior do site, mas a capa tem que dar informações suficientes. Atacado ou varejo? Atende Santa Catarina? Que fabricantes você representa? Qual sua especialidade? O cliente em potencial está procurando algo específico, e se você não responder rapidamente, ele irá procurar (e encontrar) em outro lugar.
  • Como encontrá-lo - Você quer que o cliente possa encontrá-lo, fazer perguntas, pedir orçamentos. O cliente quer saber se o seu escritório é perto, se tem um número 0800, qual o e-mail para pedir uma cotação. Informações de contato básicas são essenciais e devem estar na capa do site, e não apenas sepultadas em um link no qual 74% dos clientes em potencial não clicam.
  • Um mapa e uma bússola - Peça ao responsável pelo seu site que desenvolva um Mapa do Site e coloque em todas as páginas, no canto superior direito, uma caixa de pesquisa - ainda que ele tenha que recorrer aos serviços gratuitos de “site search” do Google para implementá-la. A estrutura do seu site, que parece tão clara e óbvia para você (que o conhece integralmente), pode ser complexa para seu cliente.
  • Harmonia e clareza - Escolha cores sóbrias, fontes comuns e legíveis, imagens bem editadas, padrões agradáveis. Seu site é seu cartão de visitas, e pode ser a sua única chance de começar um relacionamento com os clientes que encontrarem você quando estiverem procurando por serviços similares aos seus no Google. Não perca a chance de causar uma primeira boa impressão - eu jamais daria meu número de cartão de crédito a uma empresa cujo site é todo escrito com fonte Comic Sans amarela tamanho 22, sobre fundo roxo.
  • Nada de conteúdo antigo - Se você tem uma área de notícias ou registro de eventos, e a notícia mais recente é de abril de 2006, remova a área imediatamente. Se ao invés disso você pedir para alguém inserir uma nova notícia, daqui a 8 meses você estará com este mesmo problema de novo.
  • Um autor profissional - Lembre dos piores sites dos seus concorrentes, que você já visitou no passado. Sabe o que eles têm em comum? Foram feitos pelo sobrinho ou cunhado do dono da empresa, um rapaz brilhante que sabe tudo de Internet.

Veja mais dicas interessantes em 10 rules for your small business home page.



Texto retirado de: efetividade.net

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