quinta-feira, 15 de maio de 2008

Sob críticas, Google quer esconder rosto de pessoas no Street View


Em uma tentativa de diminuir as reclamações sobre invasão de privacidade, o Google está testando um sistema "esconde" o rosto das pessoas que aparecem no serviço Street View, do Google Maps.
A tecnologia, que oferece vistas panorâmicas tomadas ao nível do chão em cerca de 30 cidades dos Estados Unidos, já causou controvérsia por causa de questões de privacidade. Em um caso, o site revelou um homem deixando um clube de striptease e, em março deste ano, o Departamento de Defesa dos Estados Unidos proibiu o Google de oferecer imagens detalhadas de bases militares americanas.
Por isso, o Google informa que está testando em Manhattan um sistema que "esfumaça" o rosto das pessoas, supostamente impedindo que elas tenham sua identidade revelada nas imagens do sistema. Em um post no blog do Google Maps e do Street View, a empresa diz que o sistema está em desenvolvimento há um ano.
Para o jornal "The Guardian", a medida é um prenúncio de que o Google vai lançar o serviço na Europa neste ano --o produto está nos Estados Unidos desde o ano passado. "Como causou controvérsia entre ativistas do direito à privacidade nos EUA, poderia resultar em problemas legais sérios em países como França, que tem leis rígidas de privacidade", afirma o jornal.
A publicação afirma que carros com o logotipo do Google Street View, que capturam as imagens, têm sido vistos em Paris e a empresa planeja lançar o serviço em outras cidades, como Londres, ainda este ano. "Nós não vamos lançar na Europa até que estejamos confortáveis com as exigências do Street View perante a lei", afirmou uma porta-voz da empresa.
Fonte: Folha Online

Nenhum comentário:

 
.