segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Como um corintiano virou são-paulino

Antes mesmo do São Paulo entrar no Morumbi e não ir além de sua obrigação ao conquistar a Libertadores, um dos muitos tricolores que figuram no meu MSN fez como quase todos: veio perguntar porque diabos estava torcendo para o Furacão - que no fim virou brisa. Era o MarcosVP, que me contou uma história sensacional - e até mesmo inacreditável. “Já te contei que eu era corintiano… E do como eu mudei para Tricolor?”

“Anote aí que eu vou ser o vira-casaca mais famoso de toda São Paulo…”, emendou, antes de apresentar o grande responsável pela sua mudança de pele: um certo time rubro-negro. “Em 93, antes do São Paulo ganhar o bi-mundial (ele já tinha vencido a Libertadores), duas competições estavam acontecendo simultaneamente: o Brasileiro e a Supercopa. O Flamengo disputava a reta final das duas.

Pelo Brasileiro, o jogo era contra o Corinthians, meu time. Eu torci muito, mas o corinthians perdeu. O Flamengo só foi ser eliminado na rodada seguinte, pelo Vitória da Bahia, que acabou indo para a final com o Palmeiras. Pela Supercopa, a semifinal era Flamengo e São Paulo. E eu, puto com o Corinthians, torci para o São Paulo eliminar o Flamengo. E o Tricolor ganhou!”, celebrou. Mas ainda não havia trocado efetivamente de clube: restava a presença de outro rubro-negro.

“Algumas semanas depois, já meio mexido com a ingratidão do time do Parque São Jorge, fui assistir à final da Copa Toyota: São Paulo x Milan. Era de madrugada e estava todo mundo dormindo na minha casa. E eu assisti a um dos melhores jogos de futebol da minha vida. Me arrepio só de lembrar. E eu gritava no travesseiro para não acordar meus pais… Tudo por conta daquela urubuzada. Acho que o fato de Milan ser rubro negro ainda me motivou mais…

Uma alegria que anos e anos torcendo pelo Corínthians não me deram. E foi assim que eu acordei corinthiano e fui dormir São paulino…”, confessou meu amigo, que não se arrependeu do que fez - apesar do time do Morumbi ter levado mais de dez anos para reconquistar títulos. “Numa boa? Sei que uma das melhores fases do corinthians veio depois de 93. Mas eu nunca me arrependi da troca. Eu gosto mais do São Paulo hoje do que gostava do Corinthians antigamente…”.

Foi justamente o “efeito mundial” que fez a torcida tricolor aumentar de volume na última década. Agora fica a pergunta: quantos torcedores de outros clubes também viraram a casaca nessa noite, após a indiscutível goleada sobre o Atlético?

Nenhum comentário:

 
.